Marília Mendonça fazia música até dormindo e trocou título de canção para evitar piada com maconha
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Marília Mendonça fazia música até dormindo
Antes de ser a voz que emocionou o Brasil inteiro, Marília Mendonça já era um fenômeno criativo nos bastidores. Capaz de transformar dilemas complexos em versos simples (mas nunca rasos), ela compunha com uma intensidade rara. Às vezes, até dormindo.
O segundo episódio do podcast "Marília – o outro lado da sofrência", do g1, foca no lado compositora da artista. O programa mostra como ela criou um estilo inconfundível, antes de se lançar como cantora. Entenda como as melodias densas e letras diretas se tornaram marca registrada da artista e da música popular (ouça abaixo ou na sua plataforma de áudio preferida).
Foi assim com “Hoje Somos Só Metade”. Durante uma imersão em Fortaleza, ao lado de Vine Show, Vinicius Poeta e Juliano Tchula, Marília deitou no chão do estúdio e adormeceu. Pouco depois, começou a murmurar uma melodia enquanto ainda dormia.
"Ela começou a balbuciar umas palavras, a gente ficou assustado", relembra Vine Show, parceiro de composições da cantora. "O Tchula pegou o celular, colocou perto da boca dela e ela fez a música dormindo. Quando acordou, a primeira coisa que perguntou foi: ‘Tchula, você gravou?'"
Vinicius Poeta lembra que compor com ela era como acompanhar uma repentista. "A gente falava só ‘amor, paixão’ e já saía coisa. Ela abria um caderninho, mostrava algo, rasgava dizendo que era ruim, e no fim era uma pancada". Foi o que aconteceu com “Te Cuidando de Longe”, escrita em conjunto com Júnior Gomes e Juliano Tchula, e que mais tarde foi gravada por Marília em dueto com Gal Costa.
Antes mesmo de cantar, Marília já era disputada como compositora. "O povo brigava pelas músicas dela", diz Vinicius. Foi só aos 19 anos, com aval de Wander Oliveira, que ela decidiu gravar o próprio DVD. Questionada sobre qual estilo queria seguir, não teve dúvidas: "Sou brega. Quero gravar brega."
João Gustavo com a irmã, Marília Mendonça
Reprodução/Instagram
Determinada, foi buscar parceiros no Nordeste — berço do gênero — e encontrou em compositores como Vine Show e Vinicius Poeta o reforço necessário para criar o que viria a ser o início de sua trajetória como cantora. Dali saíram sucessos como “Hoje Somos Só Metade” e “4 e 15”, que começou com outro título.
"A música ia se chamar ‘4:20’, mas ela achou melhor mudar para não virar piada com maconha", explica Vine Show. A decisão mostra o cuidado de Marília com as interpretações do público — e sua habilidade de equilibrar profundidade com leveza, sem perder o impacto.
Com letras que falavam de amor, culpa, perdão e saudade, ela construiu um estilo próprio, marcado pela força emocional e clareza narrativa. Como em "Cuida Bem Dela", gravada por Henrique & Juliano em 2014, em que uma amante pede desculpas à esposa do homem que amou — e entrega o enredo com empatia, sem julgamentos.